segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Principais tipos de filme fotográficos

Quando eu comecei a falar sobre fotografia analógica minha intenção era fazer um registro para mim mesma e talvez trocar experiências com outras pessoas que estariam fotografando com filme também. 


Por essa razão não comecei do básico, explicando os tipos de filmes existentes, por exemplo. Além disso, existe um monte de posts pela internet falando a respeito disso, e quando tem a mesma informação sendo repetida várias vezes eu não vejo necessidade de ser mais uma a repetir.

Porém mais pessoas começaram a seguir o blog e nem todo mundo fotografa com filme e outras pessoas estão começando a usar filme agora. Por isso acho que faria mais sentido eu escrever um post explicativo sobre filmes vendidos hoje. Assim todos podem acompanhar mais facilmente meus outros posts sobre fotografia analógica. 

Bem, os dois principais tipos de filmes que existem hoje são:

  • Filme Negativo

É aquele filme mais comum que todo mundo conhece. Aquele filme com as cores invertidas e que nós costumamos colocar contra a luz para enxergar as imagens. Esse tipo de filme foi criado com a intenção de ampliar as imagens em papel. Há filmes negativos coloridos e preto e brancos.

Abaixo é um exemplo de filme colorido negativo contra a luz.



  • Filme Positivo ou Slide

Já o filme positivo ou slide não tem aquela aparência alaranjada como o da foto acima, onde não conseguimos ver as cores reais. Na verdade você vê as imagens com as cores normais após a revelação, ou seja, as cores não são invertidas como no filme negativo. Ele foi criado com a intenção de ser colocado em projetores, mas foi muito usado em publicaçoes como a National Geografic.

Imagem retirada daqui.


Esse não é um tipo de filme que eu costumo fotografar. A revelação é mais cara e os rolos de filme também. 

Ambos os tipos de filmes citados acima são oferecidos nos seguintes tamanhos (também chamados de formatos):

135 mm - ou simplesmente 35 mm, é o mais comum e o que todo mundo já viu e são esses das imagens acima. Ele tem 35mm de largura, cada imagem mede 36×24 mm. Esse é o tamanho dos sensores das câmeras digitais full frame, aliás. Mas na fotografia analógica esse tamanho é considerado pequeno. 

120 mm - É o chamado médio formato. Ele tem geralmente 60 mm de largura. A quantidade de fotos e o formato das imagens vai depender da câmera usada. Algumas fazem fotos quadradas, por exemplo. Geralmente com um rolo é possível fazer de 6 a 12 fotos dependendo da câmera usada.

Na foto abaixo, à esquerda é um filme 120 mm e à direita um 135mm.



110mm - também chamado de pocket film, é um formato pequeno que eu nunca usei. Ele vem num cartucho bem diferente. A lomography ainda vende esse tipo de filme. Cada imagem mede 13 × 17 mm.



Fora esses tamanhos, existem também os grandes formatos, mas não vou entrar em detalhes sobre eles porque não vou abordar fotografia de grande formato aqui no blog, já que nem penso em adquirir uma câmera grande formato. Existem também os filmes instantâneos, como aqueles para polaroids e para as câmeras instax. Mas creio que esses todos conhecem e vou falar melhor dele em um dos próximos posts, sendo assim não incluí aqui.

Espero que esse post possa ajudar a entender um pouco melhor a fototografia analógica. E vocês já conheciam esses filmes? 

11 comentários:

  1. Eu adoro esses seus posts mais técnicos porque eu adoro fotografia e sempre acabo aprendendo algo a mais mesmo que eu não vá tirar fotos analógicas nem nada é sempre interessante de ler :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta, isso me deixa muito feliz :D

      Excluir
  2. Seu blog me dá muita vontade de voltar a fotografar com filme, no meio da correria eu deixei de lado. Tenho 8 câmeras paradas, acredita? Se bobear até com filme dentro :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, 8 câmeras? haha Analógicas sao um vício!
      Poxa vida, vale a pena levar uma ou outra mais levinha na bolsa se tiver.

      Excluir
  3. Que legal saber essas informações todas. A cada post que vejo por aí sobre fotografia analógica só me deixa com mais vontade de tentar algo, acho tão legal, mas nunca tive uma experiência mais profunda com analógicas, posts assim só me deixam mais inspirada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah tenta sim. Nao é nenhum grande mistério. Você vai se divertir :)

      Excluir
  4. eu também fico com preguiça de falar sobre assuntos que já li em muitos lugares pela internet, hahahaha mas gostei muito do seu post. ficou super explicativo <3 eu até agora só usei filmes 135mm, mas morro de vontade de comprar uma TLR e usar esses filmes 120mm (embora sejam MTO mais caros por aqui, haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que é mais caro em todo lugar, aqui também. Mas a qualidade também é bem superior, sabe? Só que o bolso chora haha

      Excluir
  5. Oi flor,
    Bem informativa essa sua postagem. Eu só conhecia mesmo o filme negativo. ainda tenho alguns em casa até, de fotos antigas.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha acho que todos ainda temos alguns negativos em casa, né? Boas memórias, aliás.

      Excluir
  6. Eu ainda não criei coragem (vergonha na cara) pra aprender fotografia digital mesmo com uma câmera legalzinha em casa, mas acho muuuuito incrível quem faz fotografia analógica, principalmente pela exclusividade, pela surpresa, enfim. Gosto muito de aprender com seus posts! Quem sabe um dia?

    Beijo!

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.