segunda-feira, 28 de agosto de 2017

3 dicas para encontar seu estilo na fotografia

Gente, me desculpem o sumiço, mas estou abarrotada de estudos e trabalho, não quero jogar conteúdo aqui só para encher linguiça. Além disso preciso de tempo para comentar em outros blogs queridos. Sumi dos blogs de vocês mas vou ler todos e ir comentando aos poucos.

Mas indo direto ao assunto do post, já que estou nesse ritmo de muito trabalho e muita fotografia, pensei em compartilhar algumas dicas que me ajudaram a me encontrar nesse mundo fotográfico. Acho que nunca mencionei aqui no blog, mas meu trabalho com fotografia consiste em vender fotos em forma de quadros para colecionadores de arte e apreciadores no geral. As fotos não são as mesmas que eu posto aqui, são diferentes, pois eu tenho um acordo com um local que faz a venda junto comigo e há um acordo de exclusividade, antes eu tinha uma espécie de pessoa intermediária entre eu e os clientes. De qualquer forma, o ponto principal é que para transformar a fotografia em um negócio (seja como o meu, ou fotografando casamentos, não importa) precisamos nos encontrar, saber que estilo queremos desenvolver, que tipo de fotos queremos fazer.




Acho que muita gente complica essa questão de encontrar um estilo, como se você precisasse encontrar o seu "eu fotográfico" de forma certeira e definitiva. A verdade é que sua fotografia e você vão evoluir, então seu estilo vai mudar também. Se encontre hoje e deixe que a experiência vai te levar para outros lugares depois.

Os conselhos a seguir são aqueles que fotógrafos muito experientes me deram, conselhos unânimes entre eles, e que na minha experiência pessoal funcionaram bem. Claro, estou falando do ponto de vista de quem quer transformar a fotografia em trabalho. Quem a busca como hobby não necessariamente precisa se preocupar com todas essas questões.

Bem, as dicas que considero importantes são:

- Antes de tentar encontrar seu estilo, aprenda a fotografar


Sei que parece óbvio, mas muitas pessoas pulam essa parte. O que quero dizer é que, se você ainda não entende o fundamental da fotografia — como operar uma câmera, como obter certos efeitos através da configurações usadas etc — como já vai querer buscar um estilo próprio? Primeiro aprenda o fundamental, aprenda sobre abertura, velocidade, ISO, como conseguir a profundidade de campo desejada, aprenda a ler a luz e a saber como ela afeta suas fotos. Após isso, comece a pensar em procurar um estilo.

- Descubra porquê você fotografa


Motivos como “pra fazer imagens bonitas” não são motivos suficientes, né? A menos que você apenas seja um fotógrafo por hobby. Mas se você quer ter um trabalho autoral e profissional, o porquê de você fotografar é muito importante.

Uma amiga fotógrafa que trabalha com surrealismo me disse algo mais ou menos assim: "eu fotografo porque é uma maneira de tornar física as histórias que vejo em minha imaginação. Essas histórias são obscuras, mas também carregadas de beleza e não necessariamente tristes." O resultado é que as fotos dela são totalmente sombrias, com cores menos saturadas, imagens subexpostas, pessoas solitárias, florestas escuras, entre outras coisas. O fato de ela saber exatamente o porquê ela fotografa, faz com que ela saiba bem o tipo de imagem que quer produzir. Então ela já tem uma direção a seguir.

- O que você quer que as pessoas sintam?


Qual é a sensação que você quer gerar com suas fotos? Imagine que você está produzindo um filme, se você quer assustar as pessoas, precisa de fotografias que realmente assustem, não é? Talvez coloque zumbis com maquiagens horríveis no filme. Mas não faz sentido colocar uma menina num dia ensolarado cantando toda feliz num campo de flores super coloridas, com pessoas sorridentes ao seu redor.

Fotografar é a mesma coisa. Quando você sabe a sensação que quer gerar nas pessoas, só vai colocar nas fotos elementos que gerem aquela sensação. Se você não tiver certeza ainda sobre quais elementos usar pra atingir seus objetivos, vai se informar e estudar a respeito do seu objetivo específico. Você já sabe o que quer! Não vai ficar perdido entre milhões de possibilidades aleatórias.

Ainda sobre a amiga que citei no exemplo anterior, ela quer contar histórias sombrias mas que não sejam tristes nem assustadoras. Então ela busca colocar elementos que ela acredita se encaixarem nos seus objetivos. Mas é importante destacar também que as pessoas interpretam imagens de formas diferentes. Elas não vai necessariamente ver suas fotos da mesma maneira que você vê. Porém, saber  qual sensação você quer gerar nas pessoas é o que vai determinar seu objetivo e seu estilo, te fazendo seguir uma linha coerente.

Vale a pena usar sites como Pinterest ou Instagram em busca de inspiração? 
Na minha opinião vale, desde que usados como método complementar. Ou seja, você já sabe o porquê fotografa, já sabe o que quer que as pessoas sintam, e só precisa de alguma inspiração dentro daquele objetivo que você já tem. Mas se você ainda não tem a menor ideia do que fotografar, não sabe qual visual quer que suas fotos tenham, esses sites não vão te levar muito longe. Você vai acabar com milhares de imagens sem a menor coerência uma com a outra, seguindo direções opostas. Pode fazer fotos muito bonitas mas ainda sem nenhuma direção concreta. Se sua intenção é só ter fotos bonitas, então tudo bem. Mas se sua intenção é realmente encontrar quem você é dentro da fotografia, isso pode ser um problema. Ah vale ressaltar também que inspiração não é cópia! 

Enfim, gente, é isso. Espero que passar essas dicas adiante seja de ajuda pra alguém :)

12 comentários:

  1. Amei esse post!
    Esse negócio de encontrar meu estilo sempre me assustou um pouquinho, mas aos poucos vi que era algo que aconteceu naturalmente pra mim. Suas dicas foram incríveis e com certeza são muito úteis!
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nos colocam muita pressao a respeito disso. Mas o melhor é deixar as coisas acontecerem.

      beijos :*

      Excluir
  2. saudades dos seus posts <3 amei esse e não sabia que você trabalhava com fotografia por aí, que legal! aquela foto ali em cima tá maravilhosa e concordo com tudo que disse aqui :)

    ResponderExcluir
  3. Van, essas são dicas que eu adoro e já ouvi muito e busco super "me lembrar" sempre que acho que estou perdendo meu rumo (basicamente uma vez por mês ou a cada ensaio que tem uma proposta diferente). Adorei o jeito como você explicou, principalmente porque me lembrou de como é importante estudar elementos.
    Ah, eu queria saber se você teria como me enviar uma foto sua para eu colocar no meu blogroll, ou até mesmo aquela foto que tá na sua sidebar (não consigo salvar ela), é que eu tenho um plugin agora e ela usa fotinhas. Se sim, me enviaria por email? contato@jadeamorim.com.br :)

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Eu também acho essas dicas valiosas e por isso é bom passar adiante...

      Excluir
  4. Adorei e acho que seria legal se você falasse mais sobre isso, tanto das suas fotografias quanto dando dicas.
    Vou até enviar sue blog para uma amiga minha fotógrafa ler! :)
    E que demais isso de você vender suas fotos como quadros!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tentar dar dicas sempre que possível. ;-)
      beijinhos

      Excluir
  5. <3 Bom ver vc de novo..
    Sempre que vejo alguém compartilhando fotos do Pinterest como inspiração fico com pé atrás. Mas isso pq acho legal usar a referência, mas a pessoa que reproduzir a MESMA ideia, na mesma posição e tudo.. e acho isso tão estranho.

    Eu confesso que demorei MUITO para descobrir meu estilo e ficava me cobrando demais. Porém é algo que aparece com o tempo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha SIM! Meu Deus, há uma distância enorme entre referência e cópia, né? E qual a graca de copiar tudinho também? Sei lá, eu nao gosto. Fotografia tem muito a ver com exercer a criatividade.
      Ah sim, acho também que nao tem que rolar cobranca pra encontrar um estilo, nao. Ficar se cobrando acho que mais te enrola do que ajuda.

      Excluir
  6. Oi Vanessa, tudo bem flor?
    Espero que as coisas estejam mais tranquilas.
    Flor gostei de mais das suas dicas, e acredito que elas servem tanto pra quem quer ser um fotografo profissional ou apenas por hobby, pois acredito que tudo o que fazemos precisa ter a nossa identidade, até mesmo em outras áreas. Eu amo escrever, e até mesmo nisso é possível visualizar a personalidade de quem escreve e o estilo da pessoa.
    Enfim, esse comentário já ta grande,
    Forte abraço.
    Amanda
    http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, querida!
      è verdade, nao tinha pensado sobre escrever, mas super se encaixa nessa situacao também.
      Ah nao se preocupe, comentários grandes nao me incomodam rs <3

      beijos

      Excluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.