sábado, 1 de julho de 2017

10 perguntas sobre minhas fotos

Algumas pessoas costumam me fazer perguntas sobre a fotografia na minha vida, seja através do blog, por email ou amigos pessoais mesmo. Como eu sou viciada em listas, não resisto a transformar as perguntas que mais gosto em lista também. Por isso eu trouxe hoje algumas dessas perguntas e criei esse post bobo e sem motivos. Mas deixa eu me divertir, né? hahaha.

Vamos às perguntas:

1. Como você escolhe o que vai fotografar?

Depende de muitos fatores, do sentimento e impacto visual que eu quero criar e se é possível criar com aquele determinado assunto, naquele momento. Eu fotografo várias coisas e estou com projetos novos também, mas algo que eu sempre gostei de fotografar são detalhes. De modo geral eu gosto de mostrar beleza em coisas do cotidiano, que eu ou você pode achar e talvez nao dê muita atenção normalmente. Gosto de mostrar coisas simples que podem ser bonitas e merecem ser contempladas. Em algumas fotos gosto de mostrar movimento e agitação, em outras tranquilidade e harmonia, às vezes a grandiosidade em coisas pequenas, entre outras coisas. Nem sempre funciona, mas é o que busco fazer.






2. O que ou quem fez você começar a fotografar?
Eu sempre gostei de fotografia e tinha muita vontade de ter uma boa câmera para fotografar o céu, mas nunca pensei em realmente investir nisso. Até que um dia, conversando com uma amiga de trabalho me incentivou bastante a comprar nem que fosse uma câmera barata. Foi quando comprei uma câmera da fujifilm. Teve uma época que eu desanimei e fiquei bastante tempo sem fotografar. Mas depois retornei de vez.



3. Como você começou a fotografar com filme?


Eu já contei sobre isso no primeiro post do blog. Mas basicamente eu achei várias câmeras antigas numa loja e me apaixonei, antes disso nunca tinha pensado em fotografar com filme. Achava que seria muito caro e quase impossível achar filmes e local para revelar. Mas foi totalmente o oposto.



4. Qual sua lente favorita e por que?


Difícil escolher, mas acho que a Super Multi-Coated Takumar 1.8 / 55mm
Porque ela tem uma nitidez ótima e é bastante clara.



5. Você usa apps de edição?


Não, eu não fotografo com o celular porque a câmera dele é péssima. Também não compro um celular com câmera melhor porque prefiro comprar câmeras de verdade haha.



6. Como você edita suas fotos digitais?

No lightroom. 

7. Um conselho para editar fotos?
Não faça uma foto de qualquer jeito pensando em consertar todos os problemas na edição. Procure sempre fazer uma foto correta diretamente da câmera. A edição é feita para realçar a sua foto, ajudar a criar a visão que você deseja, não para ficar fazendo trabalho de remendo. Se você tem uma foto correta, ao editá-la você terá um visual muito melhor do que uma foto que você teve de ficar remendando.

8. Que conselho você daria para quem está começando a usar filme?


Preste atenção a luz, aprenda sobre ela, como ela muda, como ela afeta suas fotos. Com filme tudo tem custo e você precisa saber o que fazer em cada condição de luz, não é tão simples ficar na tentativa e erro como no digital. Anote as configurações usadas em cada foto pelo menos no começo. Assim você terá melhor noção de onde errou e acertou.



9. Quais os seus filmes favoritos?


Isso depende muito da época do ano, por causa das mudanças na luz natural e na cor da paisagem. De maneira geral, Ektar 100, Portra 400 e cinestill daylight 50. Dos baratinhos, o Fujicolor C200 e Superia 200. Mas ainda tenho vários filmes para experimentar. Talvez eu mude de ideia.

10. Você fotografa com o olho esquerdo ou direito?
Essa pergunta foi feita por um amigo e achei muito engraçada, eu ainda não  tinha pensado nisso antes. Mas eu fotografo com o olho direito. 
(se você fotografa olhando pro LCD da câmera ou com o celular, talvez não tenha entendido a pergunta. Isso quer dizer que eu fotografo olhando pelo viewfinder - o "buraquinho" da câmera - com o olho direito).

6 comentários:

  1. Adorei o conselho sobre editar fotos. Eu já fiz isso muitas vezes e realmente é ruim. Prefiro uma foto simples, sem muita edição mas que foi tirada direitinho do que uma foto que o resultado final é incrível mas foi completamente alterada :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem?
    Amei saber um pouquinho mais sobre o processo de criação das suas fotos. Como já te disse antes gosto muito das suas fotas e acho elas de uma delicadeza e beleza únicas. Como no momento não tenho muitas perguntas, não mandei nenhuma, mas vou ficar no aguardo da análise daquele seu "scanner".
    bjus
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  3. ADOREI o post, foi super útil e divertido!
    A última pergunta me deixou curiosa... Também fotografo com o olho direito e nunca tinha pensado nisso... Acho que da proxima vez que pegar a câmera vou tentar com o olho esquerdo. Só pra sair da zona de conforto e ver no que dá... Vamos? Hahaha
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  4. Eu amo fotagrafia.
    Tento, mas me falta criatividade e isso me frusta que me dá raiva e não fotografo mais hahaha
    Estudei Design e então tinha uma disciplina que era Fotografia, fiquei mais apaixonada e feliz por aprender mais da câmera, amei as lentes macro e queria pra vida, mas cadê o $$$ né rs.

    Adoro blogs relacionados, já segui por e-mail e tô de olho nas suas fotos pra me inspirar.

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante este post, fiquei pensando qual olho eu usaria para fotografar com câmera analógica haha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Que post mais amor! Eu adoro ficar lendo essas curiosidades, e de fato entendo muito o que tu disse sobre tirar a foto com cuidado ou de qualquer jeito. Tem dia que eu TENHO que tirar foto, seja pro blog ou wathever, e dias que eu to animada para tirar. A diferença, mesmo sem edição, é gritante!

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.