quarta-feira, 21 de junho de 2017

Filme Fujicolor C200

Esse Fujicolor C200 foi o filme mais barato que já encontrei, custou apenas 2 euros por rolo! Eu não esperava muito dele, mas pelo preço achei que valeria arriscar a compra. 




Para a minha surpresa, gostei bastante desse filme. A razão principal é que ele apresenta cores naturais. Eu que não sou muito fan de verde em fotos, por exemplo, não fui surpreendida com verdes supersaturados, na verdade eles saíram muito próximos a cor real da cena. 

Já filmes como kodak gold 200 e ultramax 400 parecem puxar um pouco mais para o amarelo/laranja, resultando num verde "limão neon" quando fotografados em algumas cenas. Achei o gold e o ultramax bacanas para o inverno, quando há poucas cores e as coisas sao mais cinzentas, além da luz natural ser mais suave. Nessa época mesmo que eles supersaturem as cores, o resultado é interessante, mas para a primavera e verão podem acabar sendo um desastre. 



Eu diria que o Fujicolor C200 traz cores naturais mas com um pequeno toque retrô. Você pode fotografar a vontade, se preocupando mais com a composição do que com a forma que o filme vai interpretar as cores. Você pode inclusive fotografar pessoas em cenas ensolaradas no final do dia sem se preocupar se elas vão ficar com tons de pele alaranjadas nas fotos. A única coisa que notei é que talvez o filme vá um pouco para o magenta se subexposto (ou seja, quando a foto fica mais escura do que deveria). 

Outro ponto forte do C200 para mim é o grão bastante fino e a boa nitidez da imagem. 



Claro que o Fujicolor C200 é um filme barato para o dia-a-dia e não tem nada de extraordinário, não é um filme que você possa comparar com linhas profissionais, obviamente. Mas vale muito a pena comprar pelo custo x benefício. 

Em resumo: é um filme muito barato, adequado pra várias situações, com visual natural e grão fino. O preço também te permite usá-lo para fazer experimentos sem que você precise arriscar seus filmes mais caros.









11 comentários:

  1. Nossa, adorei as fotos, ficaram lindas. Eu não sabia que tinha essa diferenciação toda dos filmes, achei que fosse tudo a mesma coisa (coitada) mas adorei essa pequena aula haha
    beijoss
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :D fico feliz
      hahaha antes de comecar a usar filme eu também achava que eram todos iguais ou pelo menos muito parecidos. Nada como a experiência para nos ensinar as coisas.
      Beijos

      Excluir
  2. Ai que saudades de fotografar com a minha analógica.
    mas por aqui está muito difícil de achar laboratórios =/
    As fotos ficaram lindas e de FATO não ficou supersaturadas, né? Amei as cores <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que é difícil achar laboratórios... Fotografar com a analógica é tao bom, né?
      Fico feliz que tenha gostado das fotos :D

      Excluir
  3. Oiii flor, tudo bem?
    Nossa, muito barato esse filme, e o resultado final das imagens ficou maravilhoso. Flor tenho uma curiosidade, qual scanner você usa pra digitalizar as imagens e elas ficarem com essa qualidade tão boa? Já tentei scanear algumas fotografias de família, mas não ficaram tão boas.
    ps: amo essa fotografia do taxi amarelo. *-*
    bjus
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Tudo bem e você?
      Então, as minhas fotos são escaneadas pelo laboratório que revela o filme. Pelo que andei pesquisando os bons scanners são muito caros :( ouço falar super bem do Epson v550, mas não tenho condições de comprar no momento. De todo modo, pelas minhas pesquisas, "escanear" o filme com uma câmera digital traz resultados melhores do que com scanners baratinhos. Por isso essa semana comprei um tubo de extensão pra minha câmera digital a fim de digitalizar os filmes com ela. O tubo ainda não chegou, vou testar e te falar se vale a pena. Ele foi super baratinho e depois te dou um feedback sobre ele :)

      P.S. obrigada!

      Beijos

      Excluir
  4. Como não entendo muito da parte técnica da fotografia não entendi quase nada desse post, hahah Mas achei tão interessante você trazer esse tipo de conteúdo bem explicadinho, deve ajudar tanta gente e é o que sinto falta na blogosfera atual. Blogs que tenham conteúdo de verdade.
    As fotografias ficaram lindas, como amante de frôzinhas que sou ameeeeeei a segunda e a terceira fotografia, maravilhosas <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. esse C200 é colorplus 200? porque é esse que eu costumo comprar por aqui, o mais fácil de encontrar. amei as fotos e as cores <3 eu tô doida pra testar uns filmes diferentes (especialmente os portras) mas quero pegar melhor o jeito das minhas câmeras primeiro, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao, nao. O colorplus é da Kodak, o C200 é da fuji. O colorplus é um pouquinho mais caro do que o fujicolor C200.

      Ah os portras sao maravilhosos, principalmente o 400. Mas é sempre bom treinar antes com filmes baratos, para depois partir para os mais caros haha.

      Excluir
  6. oie! cheguei aqui pelo blog da Karine e já estou amando. <3 fui levar um filme que estava aqui e eu não lembrava o que tinha e no fim das contas não tinha nada porque acho que foi um filme que estava numa câmera que eu abri antes do filme acabar porque não lembrava que tinha filme dentro. era um Ilford e o rapaz do laboratório ficou triste e falou "que pena, um filme tão caro!" hahahha

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.