terça-feira, 27 de junho de 2017

minha Zenit ET - câmera analógica



Desde que escrevi sobre as fotos com aspecto de sonho, onde mencionei rapidamente minha câmera Zenit ET, algumas pessoas ficaram curiosas sobre essa câmera. Hoje eu vou falar mais um pouco sobre ela, que é super famosa no mundo todo inclusive no Brasil.



Todo mundo que fotografa com filme conhece essa câmera, mas se você não usa filme, deixe-me apresentá-la: as câmeras Zenit foram fabricadas na antiga União Soviética e há vários modelos além desse ET que possuo. Elas surgiram como cópia da Zorki, já a Zorki era cópia da Leica. Ou seja, a Zenit era uma cópia de uma cópia hahaha. A vantagem disso é que elas têm preços bastante acessíveis se comparadas a outras câmeras similares e são bastante resistentes, foram até apelidadas de tanque soviético.


A minha câmera possui os caracteres cirílicos, portanto não foi feita para exportação, as que eram exportadas possuíam caracteres romanos. Eu não comprei na Rússia, comprei de um vendedor na Alemanha. Não sei como ela chegou aqui mas também não sei se isso era considerado exportação, visto que eu moro onde era a antiga Alemanha Oriental, local ocupado pela União soviética. 



Quando comprei veio com essa bolsa de material resistente. Você pode usar totalmente fechada, apenas para transportar a câmera, ou usar aberta, podendo assim tirar fotos também. Eu achei esse detalhe um charme a mais dela. 

A Zenit ET é uma câmera totalmente manual, sem nenhuma opção automática. A maioria possui células de selênio que eram usadas pra medir a luz, portanto a câmera possui fotômetro. O problema é que essas células vão deixando de funcionar com o tempo e a maioria das câmeras hoje já não conseguem fazer uma medição correta da luz. Como eu não uso fotômetro, não faz diferença pra mim. Se você usa e quer uma Zenit ET, adquira um fotômetro separadamente. 

Ela também possui um self timer que permite que você fotografe a si mesmo, pois te dá alguns segundos até o disparo da foto.

Alguns outros detalhes:
Encaixe da lente (Helios): M42 (rosca)
Abertura: de f/2 a f/16
Velocidade: de 1/30 a 1/500, +B (Bulb) 
Fabricada: entre 1982 e 1993 (a minha é de 1989)

E vocês o que acharam da carinha dela?

Abaixo um pequeno exemplo de fotos que fiz com essa câmera. Ficou curioso para ver mais fotos? Dê uma olhada nesse post e nesse também.



15 comentários:

  1. Não conhecia a câmera, como você mesma disse, quem não tem o costume de tirar fotos com filmes é mais difícil de conhecer haha sinto que estou tendo aulas sobre fotografia por aqui, tô amando, é sempre bom aprender :3
    As fotos com a zenit et ficaram lindas, mas pelos posts que venho acompanhando, qualquer câmera na sua mão sai uma arte *--*
    beijoss
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh obrigada, menina, você é um amor <3

      beijos

      Excluir
  2. Oi Flor,
    Desde que conversei com você àquele dia, fiquei com ainda mais vontade de adquirir uma analógica. Vi algumas com preço mais elevado e umas mais acessíveis, mas estou me programando pra adquirir uma até o natal. Achei essa câmera uma lindeza e as fotos dela ficaram maravilhosas. A minha favorita é dessa florzinha redondinha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra uma sim, é tao gostoso fotografar com filme. Tem várias câmeras baratas, como essas zenits. :)

      Excluir
  3. Que legal essa câmera. Gostei da capinha dela, eu nunca tinha visto uma dessas.
    Tive uma câmera analógica uma vez mas ela já não funcionava. Gostei muito das fotos que você fez com ela ^^
    Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das fotos. Obrigada :D

      beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, não conhecia essa câmera!
    E feliz aniversário atrasado... Fazemos no mesmo dia pelo que você comentou lá no blog né? <3
    As fotos que você faz com essa câmera são lindas e amei o post... A bolsinha é um charme mesmo!
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fazemos sim. Obrigada! Pra você também :D

      beijos

      Excluir
  5. Quando vi esse blog me apaixonei. E por este post então, nem se fala! Tudo lindo. Desde aos detalhes do blog, a cada imagem capturada com amor. Ficaria feliz em te ver em meu blog. És Filha do Rei

    ResponderExcluir
  6. Oi Vê!
    Adorei a câmera! já tinha ouvido falar dela, mas muito pouco... as fotos são lindas! <3 achei super legal essa bolsa que veio nela, fica bem prático né?
    E cada vez que leio um post seu eu lembro que preciso mandar a minha canon ae-1 para o conserto, porque fico com vontade de fotografar com ela haha
    ahh, ia até te perguntar: assim que consertarem a minha bebe, que filme vc me indica usar? o último que usei foi o fujifilm 200.
    beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os filmes mais baratos gosto do Ultramax 400 porque é bem versátil, dá pra usar em várias situacoes e reage bem. Só toma cuidado ao fotografar coisas com cores muito vivas porque ele satura bastante as cores. Outro que eu gosto e tem cores naturais é o Fujicolor C200. Se quiser investir num filme mais caro mas com ótima qualidade tem o Portra 400. Depois me conta se testou algum desses. :)

      beijos

      Excluir
  7. que linda ❤ eu ganhei o corpo de uma zenit E de uma amiga, mas o disparador dela não está funcionando, então acabei nem indo atrás de lente ou de colocar ela pra funcionar. ela tá aqui na minha decoração por enquanto, acho maravilhosa! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que pena que nao está funcionando, mas mesmo para decoracao ela é um charme hehe. :D

      Excluir
  8. Aqui em casa tem uma Zenit TTL, mas não é com os caracteres em cirílico. Nunca fotografei com ela, deu até vontade agora.

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.