quinta-feira, 18 de maio de 2017

Fotos com aspecto de Sonho - como eu faço


Eu adoro fotos com aspecto de sonho, que não sejam exatamente como na vida real, como nossos olhos veem. Mas ao mesmo tempo que tenham simplicidade e delicadeza. Não sei se consegui reunir tudo isso nas fotos seguintes, mas de todo modo, fiquei feliz com o resultado.




O que usei para fazer essas fotos foi:
  • Câmera Zenit ET
Eu volto em outro post para falar melhor sobre ela.


  • Lente Helios 44M-6 / 58mm
 Essa é a parte mais relevante no resultado. A lente Helios é a responsável por esse desfoque que vocês podem observar nas fotos. Esse desfoque, que parece criar um movimento circular ao redor do assunto, é o que mais dá a aparência de sonho. Ela é bastante famosa justamente por esse motivo.

Para conseguir isso eu uso a lente numa abertura f4, f2.8 e algumas vezes f2. Obviamente, com aberturas tao grandes, fica mais difícil manter a nitidez da imagem. Mas se a sua intenção é criar esse aspecto de sonho, isso não é um problema. 

Algumas pessoas usam essa lente com adaptador em câmeras digitais. É uma opção caso você não tenha/queira uma analógica. O resultado é bonito também, mas para o meu gosto pessoal acho que o filme dá um resultado final melhor.


Todas as imagens desse post foram feitas com o filme kodak gold 200, mas apenas nessas três fotos seguintes foram feitas com ele vencido desde 1994 (se não me falha a memória). Nas outras fotos o filme estava na validade ainda.





Nem sempre eu uso o desfoque para ter a idéia de sonho, como vocês podem ver nas fotos seguintes. Abaixo é uma rodovia num dia de neve. Acho que essas curvas e todo esse cinza e branco trazem um pouco esse aspecto de sonho. 



Na próxima foto, as cores com tons pasteis dos prédios ajudaram bastante a dar um ar de cidade de "brinquedo" ou de "cenário". Essa lente Helios também costuma fazer fotos de construções de forma pouco realista. Esses fatores juntos trazem essa cara de fantasia para a foto, mesmo sem usar aquele super desfoque.



Na imagem seguinte acredito que não apenas a lente mas a luz e essa construção abandonada também ajudaram a dar esse ar de sonho. Essa foto foi feita quando o sol estava bastante baixo e parecia tomar conta de quase toda a parte inferior da cena.


E por último uma foto que não tem nenhum efeito visual, mas o fato de ser um portão no meio do nada que dá pra lugar nenhum, para mim, fugia um pouco da realidade. Achei engraçado e achei que se encaixava no tema. 



** Esse post faz parte do projeto 6 rolos que criei para o blog, no qual falarei de um filme diferente a cada mês por seis meses. **

16 comentários:

  1. Menina, que lente incrível! Não conhecia ela, mas ela dá um efeito meio goldfish né? Só que distorcendo um pouco a imagem, não sei.
    Adorei as fotos e a temática. Você vive num lugar maravilhoso, não acho que conseguiria achar tantos elementos por aqui. rs

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sempre tem coisas interessantes para fotografar em todos os lugares ;)

      beijos

      Excluir
  2. que fotos mais lindas! eu amo fotos desfocadas, quase sempre fotografo com aberturas grandes <3 esse post me deu saudade de fotografar com a analógica, faz muito tempo que tô com um filme na minha pentax (depois do problema que tive com o primeiro rolo que coloquei nela) preciso terminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      poxa, fico super curiosa para ver suas fotos com filme. Fotografe mais e poste pra gente ver :D

      Excluir
  3. Suas fotos são lindas demais! Fico pasmaaaaa com seus cliques e com os lugares. Meu deus, e essas plantinhas? Esse portãozinho. Tão Alice no país das maravilhas! Amei demais e to totalmente apaixonada pela lente.

    Beijocas,
    Dossiê de Verão | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwhh obrigada <3

      essa lente deixa a gente apaixonada mesmo rs

      beijos

      Excluir
  4. Quanta foto linda Vanessa. Não conhecia esse tipo de lente ainda mas achei o resultado encantador <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos, adorei mesmo, vou salvar o post pra olhar com calma depois no pc.

    Beijos
    Cami Santos
    www.naestradacomasminas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Suas fotos são tão singelas e tão delicadas que me fazem suspirar.
    Esse efeito é lindo! Eu tenho uma zenit 122, ela era do meu pai mas estava guardada no fundo do baú então eu peguei para mim. Ainda não tive a chance de fotografar com ela pois não comprei filme ainda, mas mal posso esperar para sentir a magia de fotografar com uma câmera analógica.

    Adorei o post ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Ah fotografe com sua Zenit e poste as fotos. Vou adorar vê-las e tenho certeza que você fará fotos lindas.

      Excluir
  7. Oi Vê, tudo bem flor?
    Preciso dizer que as fotos com o filme vencido foram as minhas favoritas! Ficaram maravilhosas. Achei a técnica muito interessante e diferente. Falando como uma pessoa leiga, parece ser um tanto complicado, mas acho que com um treino conseguiria chegar um pouquinho próximo.
    Vê, acho que li em alguma postagem que você não gostar de aparecer, mas adoraria te seguir no instagram, suas fotos são muito inspiradoras.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que nao é complicado, sabe? Na analógica dá pra você ver o efeito na hora que abre a lente, antes mesmo de fotografar. Compra uma que você vai se apaixonar e ver que é mais fácil que digital haha.

      Abraco <3

      Excluir
  8. fotografia analógica é muito amor. eu tenho uma trip e já revelei 2 filmes que fiz nela, pena ela não ter os controles totalmente manuais. amei suas fotos <3

    ResponderExcluir
  9. Estou apaixonada pelo efeito sonho dessas fotos!

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.