domingo, 14 de maio de 2017

5 formas de sair da zona de conforto na fotografia

Como eu já falei antes, eu adoro cores, amo principalmente tons terrosos e vermelhos. Por causa disso as fotos que mais gosto acabam sendo feitas no outono. Mas há uma cor com a qual não lido muito bem: verde. 




Geralmente não gosto de verdes nas minhas fotos, embora goste nas fotos de alguns fotógrafos. Mas me sinto desconfortável com essa cor naquilo que eu fotografo. O problema é que na primavera, verde é a cor mais presente e no verão praticamente a única notável. 

Dessa vez decidi não reclamar tanto e me desafiei a fazer fotos onde a cor verde é destacada, ao invés de tentar escondê-la. As fotos desse post nasceram desse desafio. O que vocês acharam? 

Mas por que decidi fazer isso?
Porque eu queria sair da zona de conforto. Eu acredito que nós sempre aprendemos e evoluímos quando nos desafiamos a fazer algo que talvez não seja confortável de início. Que tal fazer algo assim você também? Abaixo eu listo 5 formas de sair da zona de conforto, fazer algo diferente e aprender mais a partir disso.


1. Faça um desafio fotográfico.

Há sempre várias formas de fazer isso, por exemplo, uma foto por dia durante 30 dias, fotografar com distância focal fixa, ou seja, sem usar o zoom, fotografe temas específicos como fazemos no 7 on 7, etc. 

2.  Faça fotos de forma oposta a que costuma fazer

Sempre fotografa com luz natural? Tente luz artificial. Costuma fotografar apenas externas? Faça fotos internas. Costuma fotografar sempre com o mesmo equipamento mas tem outros que quase não usa? Use-os! 


imagem do início da primavera, por isso as árvores ainda estão peladinhas.

3. Fotografe o que você acha que não gosta
Como eu, que decidi destacar uma cor que não gosto muito, você pode pensar em algo que também não gosta tanto e usar como assunto principal. Com esse desafio, mesmo que eu continue não amando verde, passei a vê-lo melhor nas minhas fotos e não achar que está estragando tudo.

4. Vá para algum lugar que nunca foi
Pode ser um lugar próximo ou distante, talvez um local no qual você não imagina ter tantas coisas interessantes. Isso fará com que você precise ficar mais atento às possibilidades ao seu redor e melhorar seu olhar.




5. Fotografe em horários e condições de tempo variadas
Que tal fotografar a chuva? Que tal fotografar a noite? Que tal se desafiar a fotografar com a luz dura do meio-dia?

Essas são algumas formas de se forçar a fazer algo novo com suas fotos. E você tem alguma outra dica que não foi citada?

31 comentários:

  1. Eu amo seus posts, sair da zona de conforto é realmente necessário para a evolução. No meu caso preciso aprender a tirar fotos com tons quentes hehe xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Ah já pra mim tons quentes é o que mais fotografo rs

      Excluir
  2. Eu também tinha esse problema com o verde, amava cores, todas elas juntas haha, mas acho que o tempo passou, e hoje o verde é o que mais desperta minha atenção. Enfim, as coisas mudam... somos de fases, e é isso mesmo... amei as dicas e a iniciativa de tentar sair da zona de conforto!

    ResponderExcluir
  3. Eu também odiava fotografar verdes e de tanto tentar estou bem confortável com os tons que consigo com ele na fotografia. Também não conseguia fazer autorretrato, odiava todos e desistia. Faz 8 meses que estou tentando melhorar nessa área e sinto que cada vez mais estou dominando isso. Vamos ver qual vai ser a próxima forma de sair da minha zona de conforto <3
    Amo seus posts e fotos como sempre Van 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa ❤
      Autorretrato é uma coisa que eu realmente preciso aprender a fazer! Os seus são lindos, aliás :)

      Excluir
  4. AHHHH amei! tive um pouco de foto na faculdade de jornalismo e to pensando seriamente em fazer um curso <3 vou me desafiar!
    beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Eu não tenho limitações no quesito coresmas tenho várias outras ainda. Vou tentar me desafiar mais e sair da zona de conforto. Ótimo post :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. O item 04 é o que mais me ajuda, pelo menos na criatividade. É dos motivos pelos quais eu gosto tanto de viajar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar é tudo de bom e também o que mais me ajuda. Pena não poder estar num lugar novo toda semana rs

      Excluir
  7. Oi Vê,
    Amei as suas fotos, ficaram maravilhosas. Vou tentar seguir suas dicas, eu não costumo sair da minha zona de conforto, mas como você disse, são nesses momentos que descobrimos coisas novas, e possibilidades não antes vistas.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post, com certeza se arriscar e se desafiar nos muda e nos impulsiona a pensar fora da "caixinha".
    Suas fotos estão lindas e diferente de você eu amo o verde nas minhas fotos. Amo fotografar a natureza, acho que vou me desafiar a fotografar mais a vida urbana. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Fotografar a vida urbana é um ótimo desafio. Sucesso pra você :)

      Excluir
  9. Achei super interessante o seu post, Venessa. Eu adorei :)

    Ao contrário de ti, eu o verde está sempre presente nas minhas fotos. Não só na fotografia, mas na minha vida. Sou apaixonada pela natureza e a maioria das minhas fotos refletem isso.

    Achei as suas fotos lindas demais, especialmente a segunda que roubou o meu coração ❤
    Abraços!

    🌱 Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mel! Fico muito feliz que tenha gostado do post e das fotos. Engraçado que eu amo tirar fotos da natureza também, mas sempre prefiro no outono justamente pelos tons mais quentes. Mas acho que também é falta de costume de deixar o verde presente.

      Excluir
  10. como assim você não gosta de fotografar verde? HAHAH eu amo! e amei a primeira foto e essa última, maravilhosa essa vista de cima com céu + árvores! amei esse post <3 as vezes as gente vai caindo em uma rotina, né? mudar um pouco e se desafiar é sempre muito bom, mesmo seja um pouco difícil no começo. esse post me inspirou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar é sempre bom mesmo. Eu nao gosto de verde, me julgue hahahaha. Tenho problemas sérios com cores frias.

      Excluir
  11. Uma vez vi um desafio super bacana onde você escrevia em papéis lugares e objetos e depois sorteava um de cada e deveria fotografar aquilo, bem dinâmico e divertido para sairmos da zona de conforto, né? E importante lembrar que sair da zona de conforto significa treinar, praticar e explorar novos horizontes, não tem como dar ruim!

    ResponderExcluir
  12. Nossa mudar é essencial mesmo. Muitas vezes a gente fotografa o que não gostamos e passamos a gostar. Eu também não gosto de muito verde nas minhas fotos. Amei as dicas haha são realmente muito úteis. bjsss

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas! Bem não sou fotógrafa, na verdade sempre me vejo como a modelo para a fotografia, às vezes me arrisco a tirar algumas fotos, o que nem sempre dá certo. Porém, mesmo assim adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  14. Acho incrível se desafiar quando o assunto é fotografia, eu sou super amadora mas estou amando fotografar cores coisa que eu morria de medo antes. E realmente verde é uma cor que parece que nunca fica bom mais tu arrasou.

    ResponderExcluir
  15. Ameeeeeeeeeeeei ,simplesmente ,gosto muito de fotografia ,ainda mais quando envolve a natureza em si ! são lindas .

    ResponderExcluir
  16. Oi, adorei as dicas! Eu realmente preciso me dedicar uns dias para fazer esse tipo de desafios. Meu problema é com iluminação eu prefiro iluminação natural e isso acaba me prejudicando muito. Juro que vou tentar seguir seu post e tentar ser um pouco diferente, até pra aprender técnicas nóvas rs Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei as sugestões. É sempre bom inovar para conseguir fotos diferentes e incriveis. Uma coisa que sempre faço é tirar fotos as 16h, quando a luz é mais difusa, a iluminação natural fica muito bonita.

    ResponderExcluir
  18. Menina, eu adorei todas as fotos! Sério, você tem muito talent na fotografia.
    Eu também não gusto muito de verde nas minhas fotos, e eu tenho uma tendência pro Azul e pro branco. Gostei bastante do desafio, e vou tentar fazer isso para sair da minha zona de conforto de fotos claras e frias. Parabéns pelas fotos!
    Adorei esse blog. Não acompanho muitos específicos para fotografia e achei demais. Salvando em favoritos agora. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Van! Nossa, quantas fotos maravilhosas! Fotografia é algo que vem despertando bastante a minha curiosidade e quando me deparo com um post igual ao seu, fico ainda mais estimulada em procurar saber mais, aprender e fazer dela um hobby ou mais do que isso. Parabéns pelo post!
    Beijos
    www.meuscachosonline.com

    ResponderExcluir
  20. Excelente post, eu não sou muito de fotografar e até tenho uma certa dificuldade com isso, mas as suas dicas são ótimas e vou tentar colocar em prática.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Que post maravilhoso! Dicas incríveis para quem gosta de fotografar. Confesso que é uma área que não exploro muito, mas acredito que o importante é sempre inovar.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.