terça-feira, 25 de abril de 2017

Paisagem congelada e fatos sobre o inverno


Dá pra notar o quanto o último inverno foi longo pela quantidade de fotos que eu tirei e está lotando meu computador. Não é segredo pra ninguém que eu não gosto dessa estação, mas eu amo rever as fotos feitas nessa época. 

Uma coisa que percebi é que nem todas as câmeras digitais suportam bem temperaturas negativas, muitas travam ou ficam lentas com as baixas temperaturas. Já com as câmeras analógicas que testei tudo parece funcionar normalmente. 

Bem, nem todos os dias têm neve, mas mesmo quando não neva tudo congela, como na foto dessa folha acima. A grama congela, as plantas, as cercas das casas... Essa folha, aliás, deixei na calçada e voltei lá 3 dias depois ela estava no mesmo lugar! 

Esse ano o lago aqui da cidade congelou. O interessante é que como a água é parada ela congela, mas isso não acontece com água corrente. Julgue minha falta de inteligência, mas antes de vir morar aqui eu não sabia desse detalhe.



Nessa parte o gelo estava com duas camadas, uma quebrada por cima e outra nova por baixo. 



Eu me aventurando em cima do lago

Um pouco de gelo e neblina na foto abaixo. É bem comum a neblina nessa época e o nariz escorre feito torneira haha. Por isso aqui é comum andar com lenço de papel para todo lugar e assoar o nariz em público. Até porque, às vezes você faz isso a cada 10 minutos e não tem para onde correr só para assoar o nariz. Mas fungar como fazemos no Brasil é falta de educação por aqui.


Muita gente pensa que as pessoas não gostam do inverno por causa do frio, na verdade não gostamos porque é tudo cinza do chão ao céu - não é tudo branquinho e azul como vemos nas propagandas- e é muito escuro. São poucos os dias mais claros como os das fotos. Eu nunca gostei do verão no Brasil e sempre adorei o frio, mas o inverno no hemisfério norte é muito diferente, não apenas na temperatura mas na questão da luz e da forma como o corpo reage.

Ao contrário do que muita gente imagina, não ficamos em casa quando está frio, assistindo Netflix no edredom. Saímos de casa para fazer atividades ao ar livre. Como no inverno os dias são muito curtos (amanhece - se é que dá pra chamar de amanhecer - umas 8:30 e escurece umas 15:30) a pouca incidência de luz causa falta de vitamina D e um hormônio chamado melatonina, isso acabada nos deixando depressivos, com o chamado winter blues. Também nos causar indisposição física, ficamos mais cansados do que o de costume. Fazer atividades ajuda a amenizar esses problemas.

Ah muita gente pensa que deixamos tudo fechado no inverno para nos manter aquecidos. Na verdade, não importa se está fazendo -20°C, abrimos todas as janelas de casa para "renovar o ar do ambiente". Acho até que abrimos bem menos as janelas no verão, porque corre o risco de você transformar a casa em um forno por causa do sistema de isolamento térmico das construções.

Bem, e vocês o que acharam dessa paisagem congelada?

20 comentários:

  1. Adorei saber um pouquinho mais sobre o inverno por aí e amei as fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda! Lembra um pouco aqui do Canadá, mas com um ar mais "Europeu" Haha. Brincadeirinhas a parte, amei o post

    Beijos
    www.blogwhynot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, imagino que no Canadá seja ainda mais frio e escuro do que aqui hehe. Mas deve ser lindo também.

      beijos

      Excluir
  3. me apaixonei e pude sentir cada foto, vou fuxicar mais esse blog que parecce ser incrível de lindo.
    e com certeza gostei de saber mais sobre o inverno real daí.

    obrigado por escrever e fotografar!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo muito suas fotos Van ♥
    Sempre quis subir em um lago congelado (pois aqui em POA o máximo que congela é as roupas na rua, a grama e árvores) hahahhaha
    Aqui no sul tem dias nublados (se é que podemos chamar de nublado quando parece noite quase todo o dia) e o frio não chega a tanto como na Europa, mas realmente o que tu descreveu acontece um pouco por aqui. E por mais que alguns achem depressivo os dias escuros e cinzentos, o frio e tudo isso, eu continuo preferindo as temperaturas negativas do que o calor de morrer que faz aqui no Brasil. Amei o post Van <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, imagino que no sul seja bem parecido com aqui na questao da escuridao. Entre calor excessivo e frio eu prefiro o frio também. Mas acho que o problema no Brasil é como as casas sao construídas. Porque se estiver calor do lado de fora, estará calor do lado de dentro, é um inferno 24 horas. Aqui no verao faz tanto calor quanto no Brasil, mas a forma como as casas sao construídas nao deixa entrar tanto calor. Entao quando você está em casa é um alívio. A gente nao sofre tanto. Acabo achando o verao aqui bem gostoso.

      Enfim, obrigadaaaa pelo elogio <3

      beijos

      Excluir
  5. Que lindo! É tudo tão diferente né? Costumes, maniassss... Tudo... Quero conhecer esse inverno lindo da Alemanha! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, há várias diferencas. Ah vale muito a pena conhecer, é bonito quando as coisas ficam congeladas ou quando neva. ;)

      Excluir
  6. É maravilhoso, que sonho! As fotos são excelentes <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Vê!
    Quanta foto linda!! estou encantada <3 <3adoro o inverno, e gostaria muuito que nevasse aqui no brasil! Não sabia que vcs tinham costume de sair mesmo com as temperaturas tão baixas kkkk AMEI as fotos, principalmente essa da folha! as paisagens me lembraram a antiga capa do livro "a menina que roubava livros" sabia?
    beijos ;* - Fer
    simpliciteenportraits.com/blog
    ps: tem como vc colocar a opção nome/url para comentar? fica mais fácil pra mim hehe me perdi um pouco para encontrar uma opção aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, fico feliz que tenha gostado das fotos!
      Ainda nao tinha notado que as fotos lembrava a capa desse livro. É verdade.
      Ah ativei a opcao nome/url, ainda nao tinha notado que ela nao estava ativa antes. Obrigada por avisar :)

      Excluir
  8. Feliz de ter caído no seu blog por acaso, quantas fotos lindas!

    ResponderExcluir
  9. eu achei essa paisagem maravilhosa! e eu tb não gosto do verão e amo o frio (aqui do brasil). um frio ~de verdade~ como o daí já é outra história, né? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo o frio do Brasil. Bem melhor do que aquele calor infernal haha

      Excluir
  10. Achei lindas as fotos. Sempre amei muito mais o frio também, mas já tinha ouvido falar dessa questão da "depressão" por falta de sol. Ainda assim, tenho muita vontade de conhecer algum país do hemisfério norte nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale super a pena conhecer. Só é mais difícil morar, sabe? Porque depois de um mês você nao aguenta mais hahaha

      Excluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.