sábado, 29 de abril de 2017

Como eu escolho câmeras analógicas


Eu tenho alguns critérios para escolher uma câmera analógica 35mm, mais especificamente uma SLR pois ainda não comprei uma rangefinder, apesar de querer muito. Aqui listo alguns desses critérios.

  • Muitas vezes a lente decide
Se eu estiver em dúvida entre duas ou mais câmeras, escolho a que vem com a melhor lente. A câmera é o cérebro, vai te dar opções de velocidade, ISO, entre outros detalhes. Mas a lente são os olhos, ela vai te dar a nitidez, coloração, bokeh, etc. Se você não souber nada sobre lentes é sempre possível encontrar no google reviews e exemplos de fotos feitas com elas. Isso pode te ajudar a decidir melhor.

Aliás, eu só compro as câmeras quando vêm com lentes. Muitas pessoas compram só o corpo e depois a lente. Mas a menos que eu encontre a lente muito, muito barata, não vale a pena. Porque na minha experiência pessoal, acaba saindo mais caro comprar separadamenteCom exceção de câmeras que sempre vêm com lente zoom. Nesse caso acho melhor comprar só o corpo mesmo e uma lente prime separadamente, por uma questão de qualidade da lente. 

Se você não sabe o que são, nesse post escrevi sobre lentes prime.


  • O mesmo encaixe de lentes
Procuro comprar câmeras com o mesmo encaixe de lentes, assim se eu decidir comprar lentes novas, posso usá-las em mais de uma câmera e não preciso gastar tanto dinheiro para comprar lentes com encaixe diferentes para cada câmera que tenho. No meu caso decidi comprar câmeras com encaixe M42 porque há lentes muito boas e bastante variedade de marcas e tipos.


  • Valor máximo 80 euros 
Eu determinei um valor máximo porque quero ter mais de uma câmera e fica inviável comprar mais de uma se eu gastar demais em cada compra. Determinei o valor máximo com base nas ótimas câmeras que posso comprar muito abaixo desse preço. Isso também me ajuda a focar em pesquisar ofertas com calma e não comprar logo de cara.


  • Manter o olho nas menos famosas

Uma ótima forma de se manter abaixo do seu valor máximo é ficar de olho em câmeras menos famosas. Muitos modelos de câmeras ficaram bastante conhecidos; se você perguntar em algum grupo de fotografia quais câmeras indicam, os mesmos nomes costumam ser citados com frequência. Muita gente acaba comprando as câmeras mais citadas, quanto maior a procura, maiores os preços. Mas muitas vezes a mesma câmera possui outros modelos com praticamente as mesmas funções (às vezes até mais e melhores) mas menos conhecidos. Esses modelos costumam ser bem mais baratos. 


  • Controle manual completo 
Fotografar totalmente manual significa que a câmera não fará nada automaticamente. Algumas câmeras analógicas, assim como as digitais, possuem prioridade de abertura ou velocidade, mas eu me interesso apenas pelas que possuem controle manual porque assim posso evoluir e aprender mais. 

Claro que não há nada de errado em ter apenas uma câmera point-and-shoot (aquelas que você só precisa apertar o disparador sem se preocupar com nada), mas se você quer aprender mais sobre fotografia e pode comprar uma câmera manual, essa é a melhor escolha.


  • Visual vintage, bem antiga e resistente.
 Talvez o motivo mais bobo, mas eu amo o visual vintage dessas câmeras, então isso conta muito pra mim. Algumas analógicas mais novas parecem com câmeras digitais, tanto visualmente quanto em algumas funções, mas elas não são atrativas para mim. Além disso, câmeras bem antigas têm tanta história que se tornam ainda mais especiais. É por isso inclusive que acho importante que a câmera seja resistente, afinal é uma câmera muito antiga e precisa estar em bom estado, além de que quero que dure muitos anos mais. 

Bem, basicamente são essas coisas que mais levo em consideração ao fazer uma compra. Vocês fazem algo diferente ou algo que não citei?

20 comentários:

  1. Concordo muito com você no ultimo item, elas tem um visual tão lindo e retrô que meu coraçãozinho dispara! Hahaha Eu amo. Quanto aos outros itens, tá ganhando meu amorzinho cada vez mais. Acho que eu preciso de uma camera analogica! Hahaha

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra, compra, compraaaa! É algo tao especial, vale a pena :)

      Excluir
  2. Eu não entendo nada de fotografia dessa forma profunda, mas eu queria muito ter uma analógica porque amo a estética da foto. Acho que seria legal fotografar looks do dia com uma. hahaha Uma pena que eu realmente não sei como encontrar uma legal, que tire foto legal, essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ultimamente comecaram a fotografar ensaios de moda com filme novamente, porque tem um aspecto todo especial. ;)

      Excluir
  3. Eu não entendo nada de câmeras mas preciso estudar isso rápido para melhorar a qualidade das minhas fotos. Esse post já deu uma clareada na minha mente e vi que é bem interessante ter mais de uma cam, por isso sua escolha por lentes com o mesmo encaixe. Perfeito! Obrigada por me ajudar a melhorar minhas ideias aqui...rsrs..bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada, linda. A fotografia analógica ajuda muito a melhorar nossa qualidade fotográfica, vale a pena investir!

      Excluir
  4. Câmeras analógicas são puro amor. Tenho uma simples e super vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog! Sou apaixonada por câmeras, achei super criativa a sua ideia em falar sobre esse assunto! Parabéns, sucesso com seu blog lindo!!! 😍

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muito dificuldade em escolher cameras pq não entendo do assunto, mas se tem uma coisa que aprendi é que não podemos ficar focadas somente nas marcas mais tops (bem como vc falou), aqui em casa sempre que vamos comprar uma ou trocar o modelo pesquisamos diversas marcas inclusive as menos conhecidas mas que mantem a qualidade :)

    ResponderExcluir
  7. Acho muito legal quem tem várias câmeras analógicas e deixa elas na decoração... Eu não sei escolher câmeras, acabo comprando uma que acho boa e vejo recomendações, mas depois de um tempo já nem uso mais e fica guardada.. Hoje em dia o celular tomou conta né? Não para amantes das câmeras mesmo rsrs. Muito legal seu post! Bjs

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elas sao lindas como decoracao também, mas nao conseguiria usá-las só pra isso. Gosto muito de trabalhar com elas :)

      Excluir
  8. Amo fotógrafia, mas não entendo os termos técnicos pois sou leiga no assunto. Achei o post bem consiso e deu para entender no que você propôs. Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tive uma câmera analógica mas é um dos meus desejos de consumo... Acho que dá um ar muito mais profissional nas fotos. Além de serem lindas!!! Aliás, como a maioria das coisas antigas são charmosas!!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu deus, adorei o teu blog, e o post! A louca amante de fotografia analogica (eu mesma) fica sempre atrás de dicas e mais dicas sobre o assunto kkk Porque sempre tem aquela diquinha que pode mudar a sua vida. Vou acompanhar teu blog de perto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e seja bem-vinda. É sempre ótimo ter com quem dividir essa paixao <3

      Excluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.