quinta-feira, 23 de março de 2017

Lente zoom é ruim?

zoom
lente zoom de 24mm a 105mm
Primeiro vamos por partes, o que é lente zoom?

é aquela que a gente consegue mudar a distância focal, dar zoom  óptico. Sabe quando você vê a lente se mexendo e ficando mais longa? Isso é o zoom óptico. Isso significa que ela muda a distância focal , como está descrito na lente, por exemplo, de 18mm a 50mm. Isso significa também que se você quiser fotografar algo mais distante, não precisa andar até o objeto para vê-lo mais perto, basta usar o zoom. Esse é o tipo de lente que vem com o kit da câmera, aliás.

E o que é lente prime? 

Seria o oposto da zoom, ou seja, ela possui distância focal fixa. Se a lente é 50mm é aquilo mesmo e se você quiser ver o objeto mais perto terá de andar até ele.

Mas afinal, lente zoom é ruim?

Hoje em dia não mais. A qualidade melhorou muito. Mas as lentes de melhor qualidade são mais cara, como é de se esperar, às vezes o dobro do preço de uma prime. Mesmo assim, eu acredito que você pode fazer ótimas imagens mesmo com lentes mais baratas. Eu mesma uso zoom do kit e estou feliz.

Ah antigamente as lentes zoom de fato não conseguiam ter a qualidade das lentes prime, por isso se você for comprar uma lente antiga, dê preferência a prime (claro, também será importante avaliar a qualidade dessa lente prime especificamente).

Esse é um dos motivos de eu usar apenas lentes prime nas câmeras analógicas. Não apenas por causa da qualidade, mas também porque gosto de me forçar a me movimentar para aconseguir a imagem que desejo.

16 comentários:

  1. muito bom um blog em português, Vê.
    Estou pensando em mudar de plataforma, aqui pro wordpress, mas vou esperar um pouco porque é bastante trabalho.

    Já falando de lentes, eu prefiro as primes para fotografia analógica, igual a você. Antigamente a qualidade das zooms era sofrível.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pelas suas fotos.
    ó, prefiro lente prime. infelizmente elas custam umas boas notas azuis. Do contrário eu teria muitas.

    ResponderExcluir
  3. Esse mês só fotografei com lente zoom e sem motivos para reclamar :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, sinto muita falta de escrever. Mude sim para o wordpress, acho mais seguro do que o blogger.

    ResponderExcluir
  5. Obrigadaaa <3
    é verdade, as atuais estao caríssimas, mas uma boa zoom nao fica atrás.

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia, Josi. Isso que interessa ;)

    ResponderExcluir
  7. hahaha Pri, você é ótima! E você faz ótimas fotos com aquela compacta.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, querida. Mude sim para o wordpress, acho mais seguro do que o blogger.

    ResponderExcluir
  9. Obrigadaaa ❤
    é verdade, as atuais estao caríssimas, mas uma boa zoom nao fica atrás.

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia, Josi. Isso que interessa 😉

    ResponderExcluir
  11. hahaha Pri, você é ótima! E você faz ótimas fotos com aquela compacta.

    ResponderExcluir
  12. Visualmente prefiro as lentes zoom, gosto de como elas ficam enormes kkkkkkkk. Porem tenho somente uma câmera compacta simples.

    ResponderExcluir
  13. Que bom você escrever em português, vê!
    Pouco entendo de lentes, sendo assim nem vou opinar qual seria melhor.

    ResponderExcluir
  14. Acho que nunca senti muita diferença das lentes com zoom ou sem em questão de qualidade da fotografia, só é mais complicado porque a iluminação fica mais fraca quanto mais zoom tu coloca.
    Apesar de que, como você falou, eu nunca peguei numa objetiva antiga, para sentir essa diferença. rs

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  15. Verdade. Para minha digital eu uso apenas uma zoom e estou feliz com ela. Investir numa lente zoom mais cara acho que só vale a pena para quem faz trabalhos bem específicos que precisam de uma ultra nitidez e coloração. Mesmo as baratas hoje em dia são bacanas. Mas eu testei uma zoom antiga e não achei legal. Era escura, sabe? A gente sente a diferença.

    Ah obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.