terça-feira, 28 de março de 2017

Como encontrar inspiração para fotografar? (parte 2)

** Para ler a primeiras dicas que dei, clique aqui. **


Estava aqui pensando que atualmente quando vejo retratos (é assim que chamamos fotos de pessoas), sejam autoretratos ou outra pessoa como modelo, as fotos são extremamente parecidas, eu diria até iguais às vezes. Até mesmo o uso das cores é repetitivo. Parece que todo mundo está fazendo a mesma coisa. Como fugir disso?

  • Vá do clássico ao atual
Conheça pessoas de outras épocas que fizeram o tipo de fotografia que você gostaria de fazer. Gosta de retratos? Veja os trabalhos de Anton Corbijn, Yousef Karsh, Richard Avedon e Bruce Weber. Conheça também novos nomes como Susana Martins. Gosta de moda? Busque o trabalho de David Vasiljevic e Jonathan Leder. Use sites como Pinterest e Tumblr também, cláro, mas não se limite a eles.

  • Se inspire nas coisas que você ~nao~ quer fotografar
Quer fotografar apenas fotos coloridas? Aprenda um pouco sobre fotos preto & brancas. Parece perda de tempo, mas com certeza você vai aprender algo para aplicar em fotos coloridas, por exemplo como harmonizar formas.  Leia sobre pintura, cinema, leia poesias. Que tal uma foto baseada uma poesia ou num conto?

  • Se inspire, não copie
Eu exploro sites de fotografia há bastante tempo. Já vi milhares de vezes a mesma coisa, isso faz com que as coisas fiquem entediantes. Para mim, uma foto interessante hoje não é aquela que esteja tecnicamente boa, mas que mostre um ponto de vista que eu não vejo todo dia. Porém atualmente parece que se alguém vê a foto de uma mulher segurando um guarda-chuva e olhando pro próprio vestido, a pessoa vai e tira uma foto na mesma pose e mais mil pessoas fazem o mesmo!

De que adianta você copiar a mesma foto que todo mundo já está copiando? Nem mesmo sua comida favorita será gostosa depois de comê-la mil vezes seguidas em todo lugar que você vai.

Junte todas as coisas que você já viu como fontes de referência e pense em como "casá-las" de forma interessante em uma foto. Não pense em fazer uma foto igual a que você viu no Pinterest. Pense em juntar aquela ideia do pinterest com algo feito pelo Yousef Karsh ou que viu numa pintura ou ainda num conto. Pense no que mais você pode trazer para essa foto.

Copiar também está liberado sim, todo mundo copia o que gosta às vezes, mas não faça isso em todas as suas fotos o tempo inteiro. Use com moderação. Aprenda a recriar também.

Bem, essas são as dicas de hoje.  Espero que você encontre muitas fontes de inspiração!



Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.