quinta-feira, 2 de março de 2017

Como encontrar inspiração para fotografar? (parte 1)

Decidi fazer algumas postagens com dicas sobre como se inspirar para tirar fotografias diferentes e não se tornar tão repetitiva nos seus assuntos. Não que eu seja especialista nisso, porque acho até que sou repetitiva e tento evitar que isso aconteça. Mas escrever essas dicas é uma forma de me lembrar de praticá-las também. Vou fazendo os posts aos poucos, certo?

As dicas de hoje são:

  • ande por lugares diferentes!
Não estou falando exatamente de viajar o tempo todo, mas de explorar outras partes da região onde você mora ou está com frequência.


arvores no outono
outono 
Morei mais de um ano em um bairro e costumava passar pelos mesmos locais para tirar fotos. As fotos não saiam sempre iguais porque foram feitas em estações diferentes e ângulos diferentes. No entando, acho uma grande perda o fato de eu ter explorado tão pouco aquele lugar. Hoje pensando nas possibilidade o vejo tão rico em idéias! 

Recentemente me mudei para outro bairro com menos natureza (coisa que mais gosto de fotografar) e muito mais construções (algo que não desperta muito meu interesse). É como se eu fosse lá fora e quase não tivesse o que fotografar. Mas me forcei a ir e tirar fotos diferentes das que já tirei, entrei em umas ruasinhas que não tinha entrado antes, experimentei vários ângulos para fotografar o mesmo assunto. Voltei para casa muito feliz por ter extraído mais desse lugar do que eu esperava.

  • Olhe mais pelo viewfinder
Sempre que possível ande um pouco com sua câmera no rosto, olhando pelo viewfinder ou olhe para o LCD enquanto anda. Não olhe para eles apenas quando decidir fotografar algo específico. Dê uma andada com a câmera apontada em diferentes direções e ângulos. Você vai acabar vendo possibilidades para fotografar coisas que nem mesmo havia pensado.

Espero que essas dicas te ajudem como me ajudam!

9 comentários:

  1. Nunca havia pensado nessa dica do viewfinder. Vou experimentar essa ideia!

    ResponderExcluir
  2. Morei anos em uma cidade que mal explorei. Andava quase sempre pelos mesmos lugares. O bom é que é perto daqui e minha família ainda mora lá. Quando visito é uma outra chance de redescobrir os lugares.

    ResponderExcluir
  3. Òtima ideia dar essas dicas. Eu também me sinto muito repetitiva e acaba sendo muito chato, ficamos ancorados.

    ResponderExcluir
  4. Experimenta sim, depois me conta o que conseguiu fazer.

    ResponderExcluir
  5. Ah que bom que você consegue voltar lá. Aproveita e faz uns cliques lindos!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, precisamos nos cobrar um pouco para nao cair na ancoragem.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post já que amo fotografia, apesar de não praticar. Minha maior paixão é fotografia de paisagens, e aqui no seu blog vi uma cada uma mais linda que a outra. Parabéns.
    As dicas são super úteis e vi que tem um outro post dando continuação à elas, vou dar uma conferida, com certeza. E não somente nele, fiquei com vontade de "stalkear" teu blog kkk, de uma boa forma, claro.
    Parabéns pelo seu espaço super fofo, pelas fotografias maravilhosas e pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Eu também amo fotografia de paisagem! Mas meu equipamento não é o mais adequado pra isso. Faço o que posso com o que tenho rs. Ah fico feliz que queira stalkear, fique a vontade haha

    ResponderExcluir

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.