quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Câmera Exa 1a



view finder camera
 Câmera Exa com viewfinder vertical. Saiba um pouco sobre essa  alemãzinha
Como falei no último post, minha primeira analógica foi uma Exa 1a, câmera de 1965 da Alemanha Oriental. Ela é um pouco limitada, a velocidade máxima dela é de 1/175 apenas! Mas claro que dá para compensar com as configurações de abertura. Sou apaixonada por ela, principalmente porque como dá para ver na foto acima, ela tem esse viewfinder vertical (ou waist level), ou seja, em vez de olhar pelo "buraquinho" atrás da câmera para tirar a foto, eu olho a imagem no topo da câmera.

Ela possui uma lente Meyer-Optik Görlitz 50mm, super fácil de focar mesmo sendo foco manual, com abertura mínima f/22 e máxima F/2.8.

camera shutter
botao disparo

Ah algo que também acho interessante é que o shutter dela (o botao de disparo) fica ao lado da lente, como nessa foto com meu dedo está apontando o shutter. Ele não é no topo da câmera como em outras na maioria.

Ela não tem fotômetro, ou seja, você tem que saber o que está fazendo e medir a luz mentalmente. Se você já tem experiência com fotografia, mesmo que digital, isso não é um problema.


a carinha dela de frente com o viewfinder fechado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Safelight-room © , Todos os direitos reservados. Layout base por Sadaf F K. com modificacoes feitas por mim, Vanessa S.